Durante a gravidez ocorrem diversas transformações fisiológicas, físicas e psicológicas no organismo da mulher.
O período gestacional odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com os dentes durante a gravidez. Por essa razão, retrata-se a relevância do acompanhamento qualificado por uma equipe multidisciplinar de saúde em conjunto com o cirurgião-dentista durante o pré-natal A prevenção é importante para evitar cáries, problemas gengivais, infecções e até uma extração dentária.
No período gestacional, ocorrem alterações hormonais que podem impactar na saúde bucal da mãe. Entre as mudanças percebidas estão a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda a mucosa bucal.
Entre o terceiro e quarto mês de gestação e no segundo trimestre, mais próximo ao parto, o ideal é que a gestante faça o acompanhamento constante com o dentista, no mínimo duas ou três consultas durante os nove meses de gestação.
Como funciona o pré-natal odontológico
O pré-natal odontológico nada mais é do que o acompanhamento por dentista especializado na saúde bucal da gestante no período da gravidez. Na primeira consulta, o dentista esclarece dúvidas e entende a rotina de higiene da mãe. Todo esse procedimento é feito a fim de evitar o agravamento de problemas já existentes, além de prevenir o surgimento de outras problemas. O dentista dará dicas sobre a escovação, inclusive para evitar enjoos, que são frequentes nesta fase e podem ser desencadeados pelo sabor e textura do creme dental.
Quais os problemas bucais da mãe que podem afetar o bebê durante a gravidez
Quando a gengivite não é tratada no estado inicial, as bactérias se tornam mais fortes e numerosas e conseguem se infiltrar além da gengiva.
Durante a gravidez a sensibilidade na gengiva devido à alteração hormonal, aliada à falta de higiene bucal adequada, pode acarretar acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, um quadro de inflamação. “Caso essa inflamação evolua, pode causar uma periodontite ou um caso mais grave de gengivite, que pode afetar diretamente o bebê.
Grávidas podem tomar anestesia no dente? E fazer canal
Existe um anestésico para gestante que não gera problema nenhum, ou seja, pode tomar anestesia também. Radiografias periapicais simples, em virtude da baixa exposição à radiação e com o uso de avental de chumbo, podem ser realizadas. O período ideal para intervenções é no 2º trimestre, mas casos de emergência como dor intensa, traumas (fraturas dentais) e abscessos com edema facial podem e devem ser atendidos em qualquer fase gestacional.
Onde as gestantes podem fazer o pré-natal odontológico
Contratando um dos planos odontológicos Bradesco Seguros que contam com a melhor rede de atendimento em todo o País.